Como Criar A Visão De Negócio: Definição, Informações, Modalidades.

Definição de Visão

Com origem no termo latim visu, a palavra visão faz referência ao sentido que permite detectar a luz e interpreta-la (ou seja, ver). É neste sentido que intervêm os foto-receptores, que capturam a luz que é incidida neles. Substantivo feminino e masculino. Sentido da vista; ação ou efeito de ver; capacidade de compreensão, assimilação e percepção visual de tudo que está presente no mundo exterior, concebida a partir da utilização dos olhos e do cérebro.

visão de uma empresa procura responder onde a empresa quer chegar e o que deseja ser no futuro. Sua visão deverá ser e conter o sonho de todos. Preferencialmente deve ser construída com a participação dos colaboradores, buscando expressar um sonho também desejável por eles.

Ser a número um do seu mercado; conquistar espaço internacional por meio da inovação; ter sedes em todas as capitais do país; ser reconhecida mundialmente como uma empresa pioneira em seu setor; estar sempre à frente dos demais: são alguns exemplos de visões empresariais.

A visão contribui para o processo estratégico, “estabelece uma identidade comum referente aos propósitos da empresa em relação ao futuro, de modo a orientar o comportamento das pessoas quanto ao destino que a organização quer alcançar”.

Modalidades de Visão

Visão de negócio: É uma visão geral do negócio. Descreve uma estrutura de metas para a organização. Ilustra problemas que precisam ser solucionados para atingir tais metas e a interação entre os processos e recursos para atingir a meta de cada processo.

Como ter uma mente empreendedora – visão de negócio

  1. Desenvolver uma ampla visão: tanto de sociedade, de negócios quanto de mercado.
  2. Ter coragem, ousadia e criatividade.
  3. Ser persistente e competente.
  4. Confie em si mesmo.
  5. Investir no conhecimento em áreas variadas.
  6. Decida e foque nas suas prioridades de vida.

Visão de mercado, pode ser conceituada com a capacidade e identificar o que está acontecendo dentro de determinado segmento e suas áreas adjacentes, observando quais caminhos estão sendo tomados por quem vem obtendo sucesso e quais as ações necessárias para se manter competitivo em relação à concorrência

Visão estratégica é um método utilizado para realizar o planejamento do seu negócio e definir metas para alcançar os objetivos estratégicos definidos, ou seja, busca mostrar o caminho ao qual a empresa deve seguir e as ações necessárias para atingir esses objetivos.

Visão estratégica de uma empresa é um dos principais conceitos abordados no mundo contemporâneo, sendo fundamental para a prosperidade de um negócio. Em outras palavras, a visão estratégica lida com o planejamento futuro da empresa, buscando definir os objetivos e determinar o que deve ser feito para alcançá-los.

Qual a importância da visão estratégica para as empresas?

O conceito de visão estratégica é fundamental para que a empresa alcance resultados de forma sustentável e crescente. Isso se aplica tanto a novos negócios que estejam se lançando no mercado, quanto aos que já existem e querem aprimorar e fortalecer sua atuação, interna e externamente.

Sob o ponto de vista prático e extensivo, o grande valor deste tema é saber transformar a  Visão Estratégica em Ação Estratégica: Cenários, Objetivos e Metas.

Visão empreendedora é normalmente influenciada pelo sistema de relações (pessoas e lugares) além da ambição e o entusiasmo próprios. É a imagem ou a projeção do tipo de negócio que se deseja para alcançar um objetivo. Ou seja, é um olhar sobre o futuro como referência para o seu ideal de sucesso.

Aqueles que são dotados de visão empreendedora têm mais facilidade de passar do pensamento para a ação quando tem ideias com potencial de sucesso. Apenas observar chances de realizar algo significativo sem traçar um plano de ação faz com que pessoas brilhantes deixem seu talento passar sem reconhecimento.

Ter uma visão empreendedora é o grande diferencial quando se fala em negócios de sucesso. E esse é um talento que tanto pode ser adquirido de forma espontânea, ao longo da vida, ou a partir de cursos e treinamentos. Portanto, se você quer abrir um negócio, mas acredita que não tem uma visão empreendedora, não desista!

O que é para o empreendedor visão e oportunidade? É a busca de novos negócios. É á busca de novos negócios e oportunidadesVisão e oportunidade estão juntas.

Visão de Oportunidade: É a capacidade de enxergar na rotina, nos problemas do dia a dia, numa situação específica, num segmento ou em determinada indústria, oportunidades que podem gerar empreendimentos com produtos e soluções que inovem e ofereçam uma solução melhor para a demanda identificada.

Desenvolva a sua visão de negócio com foco em busca das oportunidades para com inovação conquistar mercado.

Autor:

Marcello Minighini

Empreendedor

CEO Grupo Consulte UP!

consulteup.com.br

agenciabdigital.com.br

inhouseempreendimentos.com

(autorizada a publicação com a devida referência do autor)

Como definir a Missão, Visão, Valores e Propósito do seu negócio?

Para definir os valores, a identidade e a cultura da empresa devem estar claras para todos. Ou seja: todos os stakeholders precisam reconhecer aqueles princípios de comportamento e conduta. Clientes e sociedade também devem ser capazes de observar esses valores na forma de tratamento, ações e comunicação da empresa.

A definição da missão visão e valores de uma empresa são diretrizes organizacionais importantes para a sua administração. Isso porque elas são ferramentas estratégicas, que direcionam a organização para o caminho mais vantajoso ao seu desenvolvimento.

Missãovisão e valores tem como definição estabelecer a identidade e o propósito de um negócio. … A definição desses pilares é importante por direcionar as ações tomadas pelos gestores e deixar claro o caminho a ser seguido e onde a empresa quer chegar.

Missão: é o propósito de a empresa existir.

Visão: é a situação em que a empresa deseja chegar (em período definido de tempo).

Valores: são os ideais de atitude, comportamento e resultados que devem estar presentes nos colaboradores e nas relações da empresa com seus clientes, fornecedores e parceiros.

Qual a importância da missão, visão e valores de uma empresa?

A definição da missão visão e valores de uma empresa são diretrizes organizacionais importantes para a sua administração. Isso porque elas são ferramentas estratégicas, que direcionam a organização para o caminho mais vantajoso ao seu desenvolvimento

Autor Marcello Miniguini – Empreendedor

CEO do Grupo Consulte UP! Gestão Empresarial.

Conheça:

consulteup.com.br

agenciabdigital.com.br

inhouseincorporadora.com

Passos para o Planejamento Estratégico Empresarial.

Definição de Planejamento Estratégico

“Planejamento Estratégico” é determinar, através do uso de ferramentas adequadas o “COMO FAZER” (criar) o futuro da organização, minimizando riscos dos produtos, serviços e garantindo um excelente retorno aos “stakeholders”. A partir do Planejamento é possível gerenciar todo o processo.

O Que É Um Planejamento Estratégico?

  • Planejar é determinar COMO FAZER o futuro minimizando os riscos da organização, dos produtos e serviços e dos acionistas
  • Estratégia é estabelecer O QUE faremos para construir o futuro da organização atingindo os objetivos estratégicos
  • Processo de seleção dos objetivos de uma organização.
  • Determinação das políticas e dos programas estratégicos necessários para se atingir objetivos específicos rumo à consecução das metas
  • Estabelecimento dos métodos necessários para assegurar a execução das políticas e dos programas estratégicos
  • Processo de planejamento formalizado e de longo alcance empregado para se definir e atingir os objetivos organizacionais.

Passos Para o Planejamento Estratégico.

É necessário que uma organização faça um planejamento para definir de forma clara seus objetivos e as melhores formas para alcança-los, inclusive definindo os recursos necessários para a consecução destes objetivos.

Também é muito importante que todos os membros da organização tenham estes objetivos bem claros e estejam focados para executar as atividades compatíveis, utilizando os métodos escolhidos para se atingir estes objetivos.

Este processo deve ser acompanhado e medido constantemente para que, de forma rápida e eficiente, possam ser tomadas medidas corretivas caso sejam necessários alguns ajustes.

Antes de planejar, pense:

  1. Definição clara dos objetivos para a organização;
  2. Definição clara dos objetivos das subunidades da organização (filiais, departamentos, etc.);
  3. Programas para sua consecução de maneira sistemática;
  4. Estudo de viabilidade – verificando se os objetivos poderão ser aceitos e implementados pelos administradores e colaboradores da organização;
  5. Definição de prazos – que podem ser dividido por períodos (2, 5, 10 anos), proporcionando um melhor acompanhamento do processo.

Os 3 Níveis de Planejamento Estratégico

  1. Estratégico
  2. Tático
  3. Operacional
  1. Planejamento Estratégico 

É o primeiro nível, o macro, o institucional. Ao olhar para a organização como um todo é dever do planejamento estratégico definir a missão, a visão e os valores do negócio, além dos objetivos e metas gerais. 

Desenvolver o planejamento estratégico é uma atividade da alta direção, que é quem tem a responsabilidade de olhar para a frente e definir quais rumos o negócio deve tomar.  

Ninguém melhor que o próprio dono do negócio para responder perguntas como:  

  • qual o objetivo da minha empresa existir? (essa é a missão do negócio) 
  • onde eu quero que minha empresa esteja daqui a 5 ou 10 anos? (aqui está a visão de futuro) 
  • e quais princípios devem ser observados por todas as pessoas da empresa para que ela cresça no caminho correto? (aqui estão os valores)

2.    Planejamento Tático 

O planejamento tático corresponde ao segundo nível do planejamento, que funciona como a ponte que une o planejamento estratégico e o operacional, que é o nível seguinte. O objetivo é traduzir o planejamento estratégico em projetos ou conjunto de ações temáticas, para quem elas possam ser postas em prática.  

Enquanto o planejamento estratégico ocorre em um nível geral, envolvendo a empresa como um todo, o planejamento tático tem uma abrangência departamental. Assim, as estratégias do plano tomam forma setorizadas por cada setor.  

Por isso, hierarquicamente, a responsabilidade do planejamento tático está nas mãos dos gerentes e coordenadores de cada área da empresa. Desse modo, O departamento financeiro, por exemplo, terá o seu planejamento financeiro tático, o marketing terá o seu, o comercial, o RH e assim segue ao longo da empresa como um todo. 

Em seus planos táticos, cada área vai definir as metas e projetos através dos quais ajudará a empresa a alcançar os objetivos definidos no plano estratégico. É importante destacar que, em relação ao tempo, o planejamento tático considera o tempo de execução das ações previstas no plano, que varia entre 1 e 3 anos.

3.    Planejamento Operacional 

E, finalmente, o terceiro nível do planejamento é o operacional. É quando o plano tático é desdobrado para cada atividade, com detalhamento de cronograma de atividades, definição de metas específicas, recursos e ferramentas.  

Neste caso, estamos olhando para o dia a dia da empresa, para as atividades desenvolvidas por cada profissional em sua rotina diária. Quando estas atividades do plano operacional estão embasadas nas definições do planejamento estratégico e tático, as atividades, por mais simples que sejam, adquirem um propósito diferente porque elas estão alinhadas com os projetos e com os objetivos gerais da organização. 

Os funcionários passam a saber exatamente o porquê de cada uma das atividades que eles executam. Isso traz um senso de responsabilidade e de pertencimento que é muito produtivo para o trabalho individual e para a empresa como um todo. É isto que toda empresa deve buscar quando pensa em ter uma equipe coesa, que forma de fato um time unido sob o mesmo propósito. Quando se conquista essa unidade, os resultados vêm rápido e são nitidamente visíveis. 

Um aspecto importante do planejamento operacional é que, neste âmbito, as certezas e o grau de previsibilidade do plano são bem maiores. Isso acontece porque estamos olhando para um horizonte temporal de 3 a 12 meses. Muitas empresas trabalham com planejamentos operacionais trimestrais, justamente para acompanhar de perto a execução de cada ação prevista e poder ajustar rapidamente quaisquer desvios de rota, antes que eles possam comprometer o todo.

“Planejar para navegar em mares revoltos, com a certeza de ter uma rota, utilizando ferramentas adequadas, dentro do prazo e ajudando a ajustar o rumo.”

Autor Marcello Miniguini – Empreendedor, CEO do Grupo Consulte UP! Gestão Empresarial. Saiba mais: consulteup.com.br

04 PASSOS PARA DEFINIÇÃO DO SEU NEGÓCIO.

Entender qual é o seu negócio, âmbito de atuação, seu propósito – o que te motiva, os princípios que regerão todos os relacionamentos e processos, mercado alvo, público alvo, o que o seu negócio produz, enxergar a concorrência, visualizar as barreiras de entrada, estabelecer as competências únicas, quais são suas vantagens competitivas, quais os pontos fracos e fortes, verificar as oportunidades e ameaças, são estas e outras questões que este artigo vai revelar em XX passos para a definição do seu negócio e assim você estará pronto para elaborar todas as estratégias, plano de ação do seu negócio.

Vamos ver quais são os passos para a definição do seu negócio?

“A questão é que tão raramente perguntamos de forma clara e direta e tão raramente dedicamos tempo a uma reflexão sobre o assunto, que esta talvez seja a mais importante causa do fracasso das empresas” – Peter Drucker

1º PASSO – Definição do âmbito de atuação da empresa:

Missão/Propósito: definição do que motiva aos acionistas, colaboradores e stakeholders.

Qual o papel desempenhado pela empresa no seu negócio?

Para determinar este primeiro passo é importante definir:

Mercado alvo:

Que mercados queremos estar?

Aspecto demográfico:

Em que espaço geográfico (continentes, países, estados, cidades) iremos atuar?

Quem serão nossos clientes:

Quem são os clientes da empresa?

Que clientes queremos conquistar?

Competências únicas:

Que serviços queremos oferecer?

Quais são os principais produtos e serviços da empresa?

A empresa esta tecnologicamente atualizada?

Qual(is) as vantagens competitivas?

Qual a importância dos colaboradores na empresa?

Sabe o que te motiva, pronto para dar o segundo passo?

“Os grandes navegadores sempre sabem onde ficam o norte. Sabem aonde querem ir e o que fazer para chegar a seu destino. Com grandes empresas acontece a mesma coisa: elas têm visão. É isso que lhes permite administrar a continuidade e a mudança simultaneamente.” – James Collins e Jerry Porras

2º PASSO – Definição do onde quero chegar:

Visão: Onde se está agora e onde se quer chegar.

Responda a você mesmo:

Qual a força que nos impulsiona?

Quais são nossos valores básicos?

O que fazemos melhor?

O que desejamos realizar?

O que gostaríamos de mudar?

O que me faria comprometer minha mente e meu coração com esta visão durante os próximos cinco ou dez anos?

Agora que está sabendo onde está e aonde quer chegar, vamos ao terceiro passo e definir o DNA do seu negócio.

“Seja flexível e, quando não puder aceitar os termos, aceite os meios termos. Porém, não confunda meios-termos com meios princípios. Meios princípios não existem.” Ilie Gilbert

3º PASSO – Estabelecer os princípios que regerão os relacionamentos em todos os âmbitos de forma única e pouco flexível:

Valores: balizamentos para o processo decisório e comportamento da empresa no cumprimento de sua missão

Qual a filosofia da empresa, em relação a:

  • Crenças,
  • Valores,
  • Aspirações,
  • Prioridades éticas,
  • Clientes,
  • Recursos humanos
  • imagem
  • qualidade
  • Participação comunitária
  • sigilo
  • parceria
  • transparência
  • Participação comunitária

Depois de estabelecer o seu Propósito, tem a sua Visão e que estabelecemos os termos do relacionamento com stakeholders através dos seus Valores, vamos partir para análises que farão o seu negócio prosperar.

“Cenários são como sondas para o futuro. Seu valor está em sensibilizar os executivos para possibilidades que eles dificilmente perceberiam de outra forma. Cenários reduzem as chances de surpresas indesejáveis e capacitam os executivos a tomar melhores decisões, em melhor timing.” Oscar Motomura

4º PASSO – Criar e entender os cenários do seu negócio:

Análise Ambiental: Processo de identificação de oportunidades, ameaças, forças e fraquezas que afetam a empresa em cumprimento de sua missão

Primeiro avalie o ambiente da sua indústria e para isso recomendamos aplicar as 5 forças de Porter e quais são elas:

  1. Avaliação das atratividades da indústria: Fatores dos mercados, competitivos, econômicos, politicos, legais, tecnológicos, demográficos, sócio-culturais
  2. Elementos Estruturais do Mercado: Barreiras de entrada: Economia de escala, Diferenças de produtos patenteados, Identidade da marca, Custos de mudança, Exigências de capital, Acesso à distribuição, Curva de aprendizado, Política governamental, Retaliação esperada.
  3. Poder do fornecedor: Diferenciação de insumos, Custo de mudança dos fornecedores e das empresas na indústria, Presença de insumos substitutos, Concentração de fornecedores, Importância dovolume para o fornecedor, Ameaça de integração para frente em relação a ameaça de integração para trás
  4. Ameaças de substituição: Desempenho do preço relativo dos substitutos, Custos da mudança, Propensão do comprador a substituir.
  5. Rivalidade entre os concorrentes: Crescimento da indústria Custos fixos/valor adicionado, Excesso de capacidade crônica, Diferença de produtos, Identidade de marca, Custo de mudança.
5 Forças de Porter

Depois avalie o seu negócio e o mercado em que atua, sugerimos utilizar a matriz SWOT do ingles Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Vamos entender melhor?

  • Análise do ambiente interno:
  1. Forças: Características da empresa, tangíveis ou não, que influenciam positivamente seu desempenho.
  2. Fraquezas: Características da empresa, tangíveis ou não, que influenciam negativamente seu desempenho.

Pontos Forte X Pontos Fracos:

Quais os pontos fortes da empresa?

Quais os pontos fracos da empresa?

Analisando recursos disponíveis, capacidade instalada, competências, habilidades, valores/cultura

  • Analise do ambiente externo:
  1. Oportunidades: situações externas, atuais e futuras que, se adequadamente aproveitadas pela empresa, podem influenciá-la negativamente.
  2. Ameaças: situações externas, atuais ou futuras que, se não eliminadas, minimizadas ou evitadas pela empresa, podem influenciar positivamente seu desempenho.

Oportunidades X Ameaças:

Quais são as ameaças da indústria que atuamos?

Quais são as oportunidades da indústria que atuamos?

Analisando restrições, coações, contingências, dos fatores: de mercado, competitivos, econômicos, políticos, legais, tecnológicos, demográficos, sócios-culturais.

Relaxe e passe para seus colaboradores o conhecimento do seu negócio para que todos unissonamente possam fazer o negócio perpetuar-se e alcançar os objetivos a serem traçados, assunto do nosso próximo artigo, até lá.

Autor Marcello Miniguini – Empreendedor, CEO do Grupo Consulte UP! Gestão Empresarial.

Saiba mais: consulteup.com.br

O Que é Estratégia Empresarial ?

Do grego strategia, este termo significa plano, método, estratagemas utilizados para se atingir um objetivo ou um resultado pré-determinado.

Uma estratégia é um plano de ação definido para atingir um objetivo específico. Estratégia está diretamente ligada ao fato de levar a organização a se destacar e ter vantagens sobre os concorrentes.

Estratégia Empresarial é o nome dado ao planejamento / programa geral para a consecução dos objetivos de uma organização orientando os caminhos rumo aos objetivos traçados e, portanto, para o desempenho de sua missão.

A palavra “programa” implica, em nossa definição, um papel ativo, consciente e racional desempenhado por administradores na formulação da Estratégia da organização.

Uma Estratégia estabelece uma mesma direção para a organização em termos de seus diversos objetivos e orienta o aproveitamento dos recursos usados para a organização seguir em direção a estes objetivos.

Estratégia é o padrão de resposta da organização ao seu ambiente no tempo.

Estratégia associa os recursos: materiais, financeiros, de marketing e humanos aos desafios e riscos apresentados pelo mundo exterior.

Toda a organização tem uma Estratégia – não necessariamente boa -, mesmo que esta nunca tenha sido formulada explicitamente. Quer dizer, toda organização tem uma relação com seu ambiente, que pode ser estudada e descrita. Esta visão de Estratégia inclui organizações onde o comportamento dos administradores é de reação – de resposta e ajustamento ao ambiente sempre que necessário.

Estratégia é estabelecer O QUE faremos para construir o futuro da organização atingindo os objetivos estratégicos.

“A empresa nasceu para ser rentável. Empresa que não dá lucro não cumpre sua missão, abandona seus valores e jamais atingirá seus objetivos”.

Autor Marcello Miniguini – Empreendedor, CEO do Grupo Consulte UP! Gestão Empresarial.

Saiba mais: consulteup.com.br