O Que é Estratégia Empresarial ?

Do grego strategia, este termo significa plano, método, estratagemas utilizados para se atingir um objetivo ou um resultado pré-determinado.

Uma estratégia é um plano de ação definido para atingir um objetivo específico. Estratégia está diretamente ligada ao fato de levar a organização a se destacar e ter vantagens sobre os concorrentes.

Estratégia Empresarial é o nome dado ao planejamento / programa geral para a consecução dos objetivos de uma organização orientando os caminhos rumo aos objetivos traçados e, portanto, para o desempenho de sua missão.

A palavra “programa” implica, em nossa definição, um papel ativo, consciente e racional desempenhado por administradores na formulação da Estratégia da organização.

Uma Estratégia estabelece uma mesma direção para a organização em termos de seus diversos objetivos e orienta o aproveitamento dos recursos usados para a organização seguir em direção a estes objetivos.

Estratégia é o padrão de resposta da organização ao seu ambiente no tempo.

Estratégia associa os recursos: materiais, financeiros, de marketing e humanos aos desafios e riscos apresentados pelo mundo exterior.

Toda a organização tem uma Estratégia – não necessariamente boa -, mesmo que esta nunca tenha sido formulada explicitamente. Quer dizer, toda organização tem uma relação com seu ambiente, que pode ser estudada e descrita. Esta visão de Estratégia inclui organizações onde o comportamento dos administradores é de reação – de resposta e ajustamento ao ambiente sempre que necessário.

Estratégia é estabelecer O QUE faremos para construir o futuro da organização atingindo os objetivos estratégicos.

“A empresa nasceu para ser rentável. Empresa que não dá lucro não cumpre sua missão, abandona seus valores e jamais atingirá seus objetivos”.

Autor Marcello Miniguini – Empreendedor, CEO do Grupo Consulte UP! Gestão Empresarial.

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