Como Criar A Visão De Negócio: Definição, Informações, Modalidades.

Definição de Visão

Com origem no termo latim visu, a palavra visão faz referência ao sentido que permite detectar a luz e interpreta-la (ou seja, ver). É neste sentido que intervêm os foto-receptores, que capturam a luz que é incidida neles. Substantivo feminino e masculino. Sentido da vista; ação ou efeito de ver; capacidade de compreensão, assimilação e percepção visual de tudo que está presente no mundo exterior, concebida a partir da utilização dos olhos e do cérebro.

visão de uma empresa procura responder onde a empresa quer chegar e o que deseja ser no futuro. Sua visão deverá ser e conter o sonho de todos. Preferencialmente deve ser construída com a participação dos colaboradores, buscando expressar um sonho também desejável por eles.

Ser a número um do seu mercado; conquistar espaço internacional por meio da inovação; ter sedes em todas as capitais do país; ser reconhecida mundialmente como uma empresa pioneira em seu setor; estar sempre à frente dos demais: são alguns exemplos de visões empresariais.

A visão contribui para o processo estratégico, “estabelece uma identidade comum referente aos propósitos da empresa em relação ao futuro, de modo a orientar o comportamento das pessoas quanto ao destino que a organização quer alcançar”.

Modalidades de Visão

Visão de negócio: É uma visão geral do negócio. Descreve uma estrutura de metas para a organização. Ilustra problemas que precisam ser solucionados para atingir tais metas e a interação entre os processos e recursos para atingir a meta de cada processo.

Como ter uma mente empreendedora – visão de negócio

  1. Desenvolver uma ampla visão: tanto de sociedade, de negócios quanto de mercado.
  2. Ter coragem, ousadia e criatividade.
  3. Ser persistente e competente.
  4. Confie em si mesmo.
  5. Investir no conhecimento em áreas variadas.
  6. Decida e foque nas suas prioridades de vida.

Visão de mercado, pode ser conceituada com a capacidade e identificar o que está acontecendo dentro de determinado segmento e suas áreas adjacentes, observando quais caminhos estão sendo tomados por quem vem obtendo sucesso e quais as ações necessárias para se manter competitivo em relação à concorrência

Visão estratégica é um método utilizado para realizar o planejamento do seu negócio e definir metas para alcançar os objetivos estratégicos definidos, ou seja, busca mostrar o caminho ao qual a empresa deve seguir e as ações necessárias para atingir esses objetivos.

Visão estratégica de uma empresa é um dos principais conceitos abordados no mundo contemporâneo, sendo fundamental para a prosperidade de um negócio. Em outras palavras, a visão estratégica lida com o planejamento futuro da empresa, buscando definir os objetivos e determinar o que deve ser feito para alcançá-los.

Qual a importância da visão estratégica para as empresas?

O conceito de visão estratégica é fundamental para que a empresa alcance resultados de forma sustentável e crescente. Isso se aplica tanto a novos negócios que estejam se lançando no mercado, quanto aos que já existem e querem aprimorar e fortalecer sua atuação, interna e externamente.

Sob o ponto de vista prático e extensivo, o grande valor deste tema é saber transformar a  Visão Estratégica em Ação Estratégica: Cenários, Objetivos e Metas.

Visão empreendedora é normalmente influenciada pelo sistema de relações (pessoas e lugares) além da ambição e o entusiasmo próprios. É a imagem ou a projeção do tipo de negócio que se deseja para alcançar um objetivo. Ou seja, é um olhar sobre o futuro como referência para o seu ideal de sucesso.

Aqueles que são dotados de visão empreendedora têm mais facilidade de passar do pensamento para a ação quando tem ideias com potencial de sucesso. Apenas observar chances de realizar algo significativo sem traçar um plano de ação faz com que pessoas brilhantes deixem seu talento passar sem reconhecimento.

Ter uma visão empreendedora é o grande diferencial quando se fala em negócios de sucesso. E esse é um talento que tanto pode ser adquirido de forma espontânea, ao longo da vida, ou a partir de cursos e treinamentos. Portanto, se você quer abrir um negócio, mas acredita que não tem uma visão empreendedora, não desista!

O que é para o empreendedor visão e oportunidade? É a busca de novos negócios. É á busca de novos negócios e oportunidadesVisão e oportunidade estão juntas.

Visão de Oportunidade: É a capacidade de enxergar na rotina, nos problemas do dia a dia, numa situação específica, num segmento ou em determinada indústria, oportunidades que podem gerar empreendimentos com produtos e soluções que inovem e ofereçam uma solução melhor para a demanda identificada.

Desenvolva a sua visão de negócio com foco em busca das oportunidades para com inovação conquistar mercado.

Autor:

Marcello Minighini

Empreendedor

CEO Grupo Consulte UP!

consulteup.com.br

agenciabdigital.com.br

inhouseempreendimentos.com

(autorizada a publicação com a devida referência do autor)