Definição de Planejamento Estratégico
“Planejamento Estratégico” é determinar, através do uso de ferramentas adequadas o “COMO FAZER” (criar) o futuro da organização, minimizando riscos dos produtos, serviços e garantindo um excelente retorno aos “stakeholders”. A partir do Planejamento é possível gerenciar todo o processo.
O Que É Um Planejamento Estratégico?
- Planejar é determinar COMO FAZER o futuro minimizando os riscos da organização, dos produtos e serviços e dos acionistas
- Estratégia é estabelecer O QUE faremos para construir o futuro da organização atingindo os objetivos estratégicos
- Processo de seleção dos objetivos de uma organização.
- Determinação das políticas e dos programas estratégicos necessários para se atingir objetivos específicos rumo à consecução das metas
- Estabelecimento dos métodos necessários para assegurar a execução das políticas e dos programas estratégicos
- Processo de planejamento formalizado e de longo alcance empregado para se definir e atingir os objetivos organizacionais.
Passos Para o Planejamento Estratégico.
É necessário que uma organização faça um planejamento para definir de forma clara seus objetivos e as melhores formas para alcança-los, inclusive definindo os recursos necessários para a consecução destes objetivos.
Também é muito importante que todos os membros da organização tenham estes objetivos bem claros e estejam focados para executar as atividades compatíveis, utilizando os métodos escolhidos para se atingir estes objetivos.
Este processo deve ser acompanhado e medido constantemente para que, de forma rápida e eficiente, possam ser tomadas medidas corretivas caso sejam necessários alguns ajustes.
Antes de planejar, pense:
- Definição clara dos objetivos para a organização;
- Definição clara dos objetivos das subunidades da organização (filiais, departamentos, etc.);
- Programas para sua consecução de maneira sistemática;
- Estudo de viabilidade – verificando se os objetivos poderão ser aceitos e implementados pelos administradores e colaboradores da organização;
- Definição de prazos – que podem ser dividido por períodos (2, 5, 10 anos), proporcionando um melhor acompanhamento do processo.
Os 3 Níveis de Planejamento Estratégico
- Estratégico
- Tático
- Operacional
- Planejamento Estratégico
É o primeiro nível, o macro, o institucional. Ao olhar para a organização como um todo é dever do planejamento estratégico definir a missão, a visão e os valores do negócio, além dos objetivos e metas gerais.
Desenvolver o planejamento estratégico é uma atividade da alta direção, que é quem tem a responsabilidade de olhar para a frente e definir quais rumos o negócio deve tomar.
Ninguém melhor que o próprio dono do negócio para responder perguntas como:
- qual o objetivo da minha empresa existir? (essa é a missão do negócio)
- onde eu quero que minha empresa esteja daqui a 5 ou 10 anos? (aqui está a visão de futuro)
- e quais princípios devem ser observados por todas as pessoas da empresa para que ela cresça no caminho correto? (aqui estão os valores)
2. Planejamento Tático
O planejamento tático corresponde ao segundo nível do planejamento, que funciona como a ponte que une o planejamento estratégico e o operacional, que é o nível seguinte. O objetivo é traduzir o planejamento estratégico em projetos ou conjunto de ações temáticas, para quem elas possam ser postas em prática.
Enquanto o planejamento estratégico ocorre em um nível geral, envolvendo a empresa como um todo, o planejamento tático tem uma abrangência departamental. Assim, as estratégias do plano tomam forma setorizadas por cada setor.
Por isso, hierarquicamente, a responsabilidade do planejamento tático está nas mãos dos gerentes e coordenadores de cada área da empresa. Desse modo, O departamento financeiro, por exemplo, terá o seu planejamento financeiro tático, o marketing terá o seu, o comercial, o RH e assim segue ao longo da empresa como um todo.
Em seus planos táticos, cada área vai definir as metas e projetos através dos quais ajudará a empresa a alcançar os objetivos definidos no plano estratégico. É importante destacar que, em relação ao tempo, o planejamento tático considera o tempo de execução das ações previstas no plano, que varia entre 1 e 3 anos.
3. Planejamento Operacional
E, finalmente, o terceiro nível do planejamento é o operacional. É quando o plano tático é desdobrado para cada atividade, com detalhamento de cronograma de atividades, definição de metas específicas, recursos e ferramentas.
Neste caso, estamos olhando para o dia a dia da empresa, para as atividades desenvolvidas por cada profissional em sua rotina diária. Quando estas atividades do plano operacional estão embasadas nas definições do planejamento estratégico e tático, as atividades, por mais simples que sejam, adquirem um propósito diferente porque elas estão alinhadas com os projetos e com os objetivos gerais da organização.
Os funcionários passam a saber exatamente o porquê de cada uma das atividades que eles executam. Isso traz um senso de responsabilidade e de pertencimento que é muito produtivo para o trabalho individual e para a empresa como um todo. É isto que toda empresa deve buscar quando pensa em ter uma equipe coesa, que forma de fato um time unido sob o mesmo propósito. Quando se conquista essa unidade, os resultados vêm rápido e são nitidamente visíveis.
Um aspecto importante do planejamento operacional é que, neste âmbito, as certezas e o grau de previsibilidade do plano são bem maiores. Isso acontece porque estamos olhando para um horizonte temporal de 3 a 12 meses. Muitas empresas trabalham com planejamentos operacionais trimestrais, justamente para acompanhar de perto a execução de cada ação prevista e poder ajustar rapidamente quaisquer desvios de rota, antes que eles possam comprometer o todo.
“Planejar para navegar em mares revoltos, com a certeza de ter uma rota, utilizando ferramentas adequadas, dentro do prazo e ajudando a ajustar o rumo.”
Autor Marcello Miniguini – Empreendedor, CEO do Grupo Consulte UP! Gestão Empresarial. Saiba mais: consulteup.com.br