Entender qual é o seu negócio, âmbito de atuação, seu propósito – o que te motiva, os princípios que regerão todos os relacionamentos e processos, mercado alvo, público alvo, o que o seu negócio produz, enxergar a concorrência, visualizar as barreiras de entrada, estabelecer as competências únicas, quais são suas vantagens competitivas, quais os pontos fracos e fortes, verificar as oportunidades e ameaças, são estas e outras questões que este artigo vai revelar em XX passos para a definição do seu negócio e assim você estará pronto para elaborar todas as estratégias, plano de ação do seu negócio.
Vamos ver quais são os passos para a definição do seu negócio?
“A questão é que tão raramente perguntamos de forma clara e direta e tão raramente dedicamos tempo a uma reflexão sobre o assunto, que esta talvez seja a mais importante causa do fracasso das empresas” – Peter Drucker
1º PASSO – Definição do âmbito de atuação da empresa:
Missão/Propósito: definição do que motiva aos acionistas, colaboradores e stakeholders.
Qual o papel desempenhado pela empresa no seu negócio?
Para determinar este primeiro passo é importante definir:
Mercado alvo:
Que mercados queremos estar?
Aspecto demográfico:
Em que espaço geográfico (continentes, países, estados, cidades) iremos atuar?
Quem serão nossos clientes:
Quem são os clientes da empresa?
Que clientes queremos conquistar?
Competências únicas:
Que serviços queremos oferecer?
Quais são os principais produtos e serviços da empresa?
A empresa esta tecnologicamente atualizada?
Qual(is) as vantagens competitivas?
Qual a importância dos colaboradores na empresa?
Sabe o que te motiva, pronto para dar o segundo passo?
“Os grandes navegadores sempre sabem onde ficam o norte. Sabem aonde querem ir e o que fazer para chegar a seu destino. Com grandes empresas acontece a mesma coisa: elas têm visão. É isso que lhes permite administrar a continuidade e a mudança simultaneamente.” – James Collins e Jerry Porras
2º PASSO – Definição do onde quero chegar:
Visão: Onde se está agora e onde se quer chegar.
Responda a você mesmo:
Qual a força que nos impulsiona?
Quais são nossos valores básicos?
O que fazemos melhor?
O que desejamos realizar?
O que gostaríamos de mudar?
O que me faria comprometer minha mente e meu coração com esta visão durante os próximos cinco ou dez anos?
Agora que está sabendo onde está e aonde quer chegar, vamos ao terceiro passo e definir o DNA do seu negócio.
“Seja flexível e, quando não puder aceitar os termos, aceite os meios termos. Porém, não confunda meios-termos com meios princípios. Meios princípios não existem.” Ilie Gilbert
3º PASSO – Estabelecer os princípios que regerão os relacionamentos em todos os âmbitos de forma única e pouco flexível:
Valores: balizamentos para o processo decisório e comportamento da empresa no cumprimento de sua missão
Qual a filosofia da empresa, em relação a:
- Crenças,
- Valores,
- Aspirações,
- Prioridades éticas,
- Clientes,
- Recursos humanos
- imagem
- qualidade
- Participação comunitária
- sigilo
- parceria
- transparência
- Participação comunitária
Depois de estabelecer o seu Propósito, tem a sua Visão e que estabelecemos os termos do relacionamento com stakeholders através dos seus Valores, vamos partir para análises que farão o seu negócio prosperar.
“Cenários são como sondas para o futuro. Seu valor está em sensibilizar os executivos para possibilidades que eles dificilmente perceberiam de outra forma. Cenários reduzem as chances de surpresas indesejáveis e capacitam os executivos a tomar melhores decisões, em melhor timing.” Oscar Motomura
4º PASSO – Criar e entender os cenários do seu negócio:
Análise Ambiental: Processo de identificação de oportunidades, ameaças, forças e fraquezas que afetam a empresa em cumprimento de sua missão
Primeiro avalie o ambiente da sua indústria e para isso recomendamos aplicar as 5 forças de Porter e quais são elas:
- Avaliação das atratividades da indústria: Fatores dos mercados, competitivos, econômicos, politicos, legais, tecnológicos, demográficos, sócio-culturais
- Elementos Estruturais do Mercado: Barreiras de entrada: Economia de escala, Diferenças de produtos patenteados, Identidade da marca, Custos de mudança, Exigências de capital, Acesso à distribuição, Curva de aprendizado, Política governamental, Retaliação esperada.
- Poder do fornecedor: Diferenciação de insumos, Custo de mudança dos fornecedores e das empresas na indústria, Presença de insumos substitutos, Concentração de fornecedores, Importância dovolume para o fornecedor, Ameaça de integração para frente em relação a ameaça de integração para trás
- Ameaças de substituição: Desempenho do preço relativo dos substitutos, Custos da mudança, Propensão do comprador a substituir.
- Rivalidade entre os concorrentes: Crescimento da indústria Custos fixos/valor adicionado, Excesso de capacidade crônica, Diferença de produtos, Identidade de marca, Custo de mudança.
Depois avalie o seu negócio e o mercado em que atua, sugerimos utilizar a matriz SWOT do ingles Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Vamos entender melhor?
- Análise do ambiente interno:
- Forças: Características da empresa, tangíveis ou não, que influenciam positivamente seu desempenho.
- Fraquezas: Características da empresa, tangíveis ou não, que influenciam negativamente seu desempenho.
Pontos Forte X Pontos Fracos:
Quais os pontos fortes da empresa?
Quais os pontos fracos da empresa?
Analisando recursos disponíveis, capacidade instalada, competências, habilidades, valores/cultura
- Analise do ambiente externo:
- Oportunidades: situações externas, atuais e futuras que, se adequadamente aproveitadas pela empresa, podem influenciá-la negativamente.
- Ameaças: situações externas, atuais ou futuras que, se não eliminadas, minimizadas ou evitadas pela empresa, podem influenciar positivamente seu desempenho.
Oportunidades X Ameaças:
Quais são as ameaças da indústria que atuamos?
Quais são as oportunidades da indústria que atuamos?
Analisando restrições, coações, contingências, dos fatores: de mercado, competitivos, econômicos, políticos, legais, tecnológicos, demográficos, sócios-culturais.
Relaxe e passe para seus colaboradores o conhecimento do seu negócio para que todos unissonamente possam fazer o negócio perpetuar-se e alcançar os objetivos a serem traçados, assunto do nosso próximo artigo, até lá.
Autor Marcello Miniguini – Empreendedor, CEO do Grupo Consulte UP! Gestão Empresarial.
Saiba mais: consulteup.com.br